segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Copa 2014




E depois do sorteio das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, ocorrido no sábado, e apesar dos protestos e denúncias de corrupção envolvendo Ricardo Teixeira, que não por acaso é presidente da CBF e chefe do Comitê Organizador Local da Copa (ACÚMULO DE CARGOS NUNCA VISTO EM COPAS ANTERIORES) e responsável por declarações, tais como: "Em 2014, posso fazer a maldade que for (...). E sabe o que vai acontecer? Nada, porque eu saio em 2015” o alto escalão da Fifa teve coragem de afirmar a satisfação e sucesso do evento.

Rebatendo esse clima otimista, o site da Veja divulgou hoje uma pesquisa de opinião realizada entre os dias 20 e 25 de julho, onde 1.879 pessoas de todas as regiões do país responderam a doze perguntas a respeito da Copa. O clima não é nada favorável e como eu sou do time que acredita no equivoco desse evento, pois mais de 60% das obras de estádio da Copa-2014 estão sendo bancadas pelo dinheiro PÚBLICO. Como exemplo grave, a reconstrução da Fonte Nova, em Salvador, receberá 80% de financiamento PÚBLICO.

Além disso, de acordo com a Folha de São Paulo, o governo federal decidiu que não vai mais divulgar todos os gastos com as obras e os serviços contratados para a Copa do Mundo de 2014.

Em ofício enviado ao Tribunal de Contas da União, o Ministério do Esporte avisou que a prestação de contas de novos contratos de valor estimado em R$ 10 bilhões vai depender da "CONVENIÊNCIA DO PODER EXECUTIVO". Todavia, quando se candidatou a sediar a Copa, o Brasil se comprometeu com a ampla divulgação de suas despesas com o evento, por meio do Portal da Transparência, mantido pelo governo na internet.
Agora, segundo ofício do Ministério do Esporte, o site só acompanhará contratos que JÁ TINHAM COMEÇADO A SER DIVULGADOS. A inclusão de novos gastos não é assegurada.

Tudo isso me leva a concordar com o cenário sombrio apontado pela pesquisa. Maior interesse em acompanhar os dados acesse Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário