domingo, 31 de maio de 2009

Breve comentário sobre o texto: Como Potencializar o Trabalho de sua Assessoria de Imprensa


Para que um trabalho de Assessoria de Imprensa (AI) seja realizado de forma consistente e positiva é necessário que a via de mão dupla esteja em continuo processo de colaboração, ou seja, tanto o assessor quando o seu assessorado precisam corresponder às exigências e habilidades que lhe são competentes.
A grande dificuldade encontrada nessa relação é a confiança. A recente profissionalização dessa atividade, que para muitos ainda se confundem com os mecanismos que o marketing utiliza (sendo esse um grande equívoco, uma vez que o jornalismo produz noticias a serviço da sociedade e o marketing transmite a mensagem de um patrocinador com o objetivo de vender algo) é uma das explicações possíveis para a falta de credibilidade nessa relação.
Se por um lado quem contrata os serviços de uma AI necessita acompanhar seu desempenho, medir e cobrar resultados, do outro é preciso ter a certeza da confiança e acima de tudo da colaboração. Acatar a estratégia de comunicação traçada pela assessoria de imprensa para determinado fato relevante e, no momento da execução, “atropelar” o projeto com ações opostas às que haviam sido previamente planejadas; passar a informação a jornalistas sem o conhecimento prévio da assessoria e esperar que a assessoria tenha total controle do que será publicado sobre a fonte em espaço editorial, são atitudes extremamente prejudiciais da parte do assessorado que podem acarretar em descrédito da assessoria e da própria fonte.
Características que devem ser cultivadas pelo profissional de assessoria:Manter bons contatos nos veículos de comunicação;
Ter credibilidade na imprensa;
Criatividade para gerar pautas e despertar o interesse jornalístico, dentre outras
Maneiras de medir resultados:
Realização de pesquisas para avaliar como a comunicação do assessorado é percebida pelos jornalistas;
Análise de conteúdos editoriais;
Por último e não menos importante, o recado de que quantidade de inserções na mídia não significa qualidade!!! É necessário antes de tudo avaliar em qual espaço o assessorado é mencionado e de que forma.

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