sexta-feira, 5 de junho de 2009

Rápida Apresentação Sobre Assessoria de Imprensa


A Assessoria de Imprensa (AI) é uma atividade que surge da necessidade de mediação entre a organização geradora de informação, a mídia e o público. Foi inicialmente vista com desconfiança, hoje responde por 40% da ocupação dos profissionais da comunicação.
No mundo globalizado, onde a concorrência é altamente competitiva, as empresas precisam divulgar seus produtos bem como apresentar uma boa imagem deles, para isso a AI utiliza métodos próprios de divulgação indireta, pois veicula a propaganda do seu produto através de noticias, porém a AI não é apenas uma atividade dirigida às empresas, mas sim, a organizações políticas, religiosas, sociais, dentre outras.
O trabalho da AI, desempenha duas atividades fundamentais: Fornece notícias, em busca de ocupar espaços na mídia com assuntos de seu interesse; segundo, leva informação direta aos jornalistas. Assim para estar presente na mídia, o assessor não foge a regra da atividade jornalística, ele também busca a notícia.
Uma critica se faz necessário, apesar da prática de imparcialidade ser impossível, as matérias jornalísticas de órgãos de imprensa tem como finalidade sua busca e por isso procura variadas fontes, enquanto a AI, vai produzir a informação apenas que compete aos interesses da organização da qual representa.
O trabalho da AI, não se torna mais fácil pelo fato de não ter um cunho investigativo, pelo contrário, a assessoria terá de atender aos interesses da empresa e, além disso, seguir os critérios da redação atendendo aos padrões dos editores e despertar a curiosidade do leitor utilizando o imediatismo (relatando o fato recente) e o ineditismo (seguindo o preceito de que o fato narrado é desconhecido).
Para o assessor de imprensa fica seu maior desafio que é criar situações de impacto que serão absorvidas pela mídia.

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