Gafe todo mundo comete, mas quando elas são causadas por líderes políticos o que poderia ser resolvido com um simples pedido de desculpas, pode se transformar em uma crise de imagem. O último político assombrado por essa bruxa foi nada mais, nada menos, do que o presidente norte-americano Barack Obama.
No programa humorístico “The Tonight Show”, Obama deu a mancada de comparar sua habilidade como jogador de boliche à de participantes das Olimpíadas Especiais, para portadores de deficiências mentais, físicas ou visuais. Essa gafe o deixou em maus lençóis. Logo depois do programa Obama se retratou. O presidente dos jogos Paraolímpicos, Tim Shiver, disse que o incidente deve levar as pessoas à reflexão de que as palavras causam dores e resultam em estereótipos. Para se redimir da afirmação infeliz além do pedido de desculpas, o presidente convidou os atletas deficiente a irem jogar uma partida de boliche ou de basquete na Casa Branca (interessante “jogada”).
Aproveito para ressaltar que o privilégio das palavras fora de hora, confusas e que trazem saia justa não é dádiva apenas dos ianques. A seguir uma pequena amostragem das gafes clássicas dos (ex) representantes do nosso Brasil.
1. Lula
2. Marta Suplicy
3. Maluf
Duas paixões indissociáveis: jornalismo e literatura. A primeira levou-me ao curso de Comunicação Social e a segunda à Letras – Habilitação: Língua Inglesa. Ao jornalismo agradeço pela praticidade e a busca da tão famosa “imparcialidade” e à Letras, fico grata pelo aprendizado constante sobre inferências e intencionalidades nos discursos. Balançarei como pêndulo na experiência de mesclar nesse espaço os meus dois entusiasmos. Então é isso. Vamos ao experimento!
Line...Vc esta de parabens!!Seu blog e muito legal!Vc tem o dom da palavra!!Espero que vc tenha a oportunidade de demonstrar todo o seu talento pois vc merece!Um beijo grande e saudades!Nanda
ResponderExcluirPois é, gafes não são relegadas aos meros mortais... ou melhor, isso nos mostra o quanto são também mortais aqueles a quem algumas vezes atribuímos características divinas. O "B-O" (Barack Obama) não é tão infalível quanto parace! Brincar com os deficientes paraolímpicos? Ninguém merece!
ResponderExcluirAh sim, gostei do título! :S
ResponderExcluiro título foi bem criativo, é interessante lembrar que esses atos falhos todos em seu cotidiano cometem, porém a hipocrisia, quer julgar e discriminar munidos não sobre a frase pronunciada, mas armados de interesses politicos religiosos etc etc etc.
ResponderExcluirparabens BB
Linee ja coloquei seu blog nos meus favoritos!!!Todos os dias virei aqui!Beijaooo!!
ResponderExcluirôpa! essa mulher é danada... tua escrita está mto boa, Aline! tb ja coloquei nos meus favoritos e estarei sempre acompanhando.
ResponderExcluirE essas palavras mal proferidas jamais serão esquecidas! Infeliz daquele que não pensa antes de falar rsrs isso acontece com todo mundo!
mto bom o seu texto!
parabens!
beijos!