segunda-feira, 16 de março de 2009

BEYOND BORDERS / AMOR SEM FRONTEIRAS




Ontem sozinha em minha residência, em um domingo daqueles que a preguiça toma conta e a gente deixa mesmo que isso aconteça, afinal é domingo, decidi assistir um romance. Na verdade não sou muito adepta deste gênero, mas entre ele e a programação dominical da TV, fico com o primeiro. Como assistir bons filmes é sempre uma experiência enriquecedora que deve ser compartilhada, deixo através deste post a recomendação para que vocês não percam essa magnífica obra. Vamos ao relato!

SINOPSE: Quando participava de uma comemoração pela obtenção de fundos para assistência a fome, uma socialite (Angelina Jolie) é impactada pela mensagem de um humanista que lhe apresenta uma realidade muito além das taças de champanhe e o seu belo conforto em Londres. Sensibilizada Sarah muda radicalmente sua vida, partindo da Inglaterra para países em conflito com o objetivo de servir a causas humanitárias.
ANO DE LANÇAMENTO: 2003.
TEMPO DE DURAÇÃO: 127 minutos.

Guerras, conflitos, incompreensão, mesquinharia, pequenez humana, amor, compaixão, solidariedade... No filme “Amor sem Fronteira” encontramos todos esses elementos, hora nos despertando nojo da raça humana, hora nos fazendo acreditar que ainda existe esperança.
O filme mostra o conflito étnico entre tutsi (elite) e hutus (agricultores) em Ruanda, que levou a morte 11% da população e 4/5 dos tutsis que viviam no país, também apresenta a guerra civil no Camboja que ainda hoje faz suas vitimas através das minas e onde um de cada 236 habitantes do país já perdeu ao menos uma perna devido à explosão de mina.
Para termos noção da gravidade do problema o custo de produção de uma mina é de cerca de três dólares, mas para desarmá-la são necessários mil dólares. Devido a esse motivo existem hoje no mundo por volta de 110 milhões de minas, enterradas em 64 países e que ainda matam numa assustadora média mensal de duas mil vítimas por mês.
O terceiro momento do filme nos depara com os conflitos étnicos e separatistas entre os russos e chechenos.
É fundamental dissecarmos no filme suas abordagens a respeito de temáticas como: ações humanitárias, o papel das ONGs em áreas de conflito, o jogo armamentista de interesses particulares, além da análise dos lugares-cenários da História.
Recomendo este filme pela compreensão a respeito da própria História da raça humana e, por favor, não fiquem apenas hipnotizados pela magnífica beleza de Jolie. Fiquei perplexa ao perceber que na maioria dos comentários que encontrei sobre o filme (que trás temáticas dilacerantes), as pessoas detinham-se apenas na beleza e atuação da protagonista.

5 comentários:

  1. No mundo globalizado,o humanismo,um estadista aparece para dizer ao mundo que a esperança, e a paz,é o grande marco da humanidade dependemos um do outro para salvar o planeta das guerras dos abusos estravagantes ao meio ambiente, houve uma grande revolução de conciência na América e em todos os continentes estavamos convencido que o momento tinha chegado para dar ao mundo um novo rumos de sensibilidade de humildades. que a guerra não traz grandes conquistas mas sim grandes sofrimento para humanidade nos é que pagamos afinal de contas estava na hora de dizermos que chega de opressão.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você William, só a paz conduz a bons momentos. :)
    Aline Durães

    ResponderExcluir
  3. Hummmm, vou assistir.

    Blog legal! Nem me disse que tinha né cafuçu!

    rsrs

    ResponderExcluir
  4. Olá UP, dei a luz esse final de semana srsrrsrs
    Fico feliz por você ter gostado! Beijos
    Aline Durães

    ResponderExcluir
  5. Bom esse filme é muitooo lindoo amei

    Só não gostei do final muito triste!!!

    ResponderExcluir